Palestrantes
Maria Manuela Pires Sanches Fernandes Ferreira
(IPP, ESE Porto)
Professora Coordenadora da Unidade Técnico-Científica de Educação Especial e Inclusão da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEP). Doutorada em Psicologia pela FPCE da Universidade do Porto. Coordenadora do Mestrado em Educação Especial: Problemas da Cognição e Multideficiência, da Unidade de Apoio à Escola Inclusiva e do Centro de Investigaçãoe Inovação em Educação (inED) da ESEP.
Nos últimos anos esteve envolvida na coordenação de projectos nacionais e internacionais associados à implementação de políticas de educação especial e inclusão e ao uso da CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde) em contextos educativos, designadamente enquanto consultora da UNICEF Armenia e especialista nacional em projectos da European Agency for Special Needs and Inclusive Education.
Palestra: Educação inclusiva: o direito a aprender num espaço e num tempo comum.
Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Física. Doutor em Ciências e Licenciado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas e projetos voltados para melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Física. Foi tutor do Programa de Educação Tutorial da Física, Vice-Coordenador do Curso de Especialização em Ensino de Física e membro do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Desde 2009, organiza, no âmbito de Departamento de Física da UFRRJ, um workshop voltado a discussão de metodologias de ensino de física que favoreça uma prática inclusiva.
Frederico Alan de Oliveira Cruz
(UFRRJ, Rio de Janeiro, Brasil)
Palestra: Propostas para o Ensino de Física na Realidade Inclusiva.
Hélia Saraiva
(UFP, Porto)
É licenciada em Literatura Comparada pela UFP, Mestre em Estudos Anglo-Americanos, pela FLUP, Doutoranda em Ciências da Informação na UFP. O título da sua tese, em redação, é: "O impacto dos media na imagem das pessoas com deficiência e incapacidade e a sua repercussão no imaginário sociocultural".
Participou em congressos internacionais e nacionais. Coorganizou um colóquio sobre deficiência.
Foi coordenadora pedagógica e professora de Área de Integração no Balleteatro Escola Profissional. Lecionou na ESAD as seguintes unidades curriculares: Temas da Cultura Contemporânea e Sociologia, além de Temas da Cultura Portuguesa no Instituto Superior Miguel Torga, bem como Literatura e Cultura Africana num dos seminários do mestrado em Estudos Africanos na FLUP.
Foi curadora e cine-comentadora de ciclos de cinema de cultura contemporânea e inclusiva na FLUP. Integrou a direção do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. É editora convidada no rjp.
Ministra workshops pedagógicos e inclusivos como freelancer.
É conceptualizadora do curso de Turismo Acessível e Inclusivo no ISCET.
Palestra: Estudos sobre as Pessoas com capacidades restringidas e o ensino das Ciências Físicas: contributos compósitos para desafios inclusivos.
Diamantino Rui da Silva Freitas
(FEUP, Porto)
Diamantino Freitas, com 62 anos, nascido no Porto, doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, é professor associado no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto onde tem desempenhado funções docentes desde 1974, principalmente nos cursos de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, de Engenharia Biomédica e de Bioengenharia.
Participou em diversos projectos e acções de I&D, nacionais e internacionais e foi delegado nacional em diversas acções COST, entre as quais a COST Action 219 - “Future telecommunications and tele-informatics facilities for disabled persons”. As áreas principais de interesse na docência e na I&D têm sido instrumentação electrónica, acústica, electro-acústica e áudio, telecomunicações e tecnologias para pessoas com necessidades especiais, bioengenharia, engenharia da reabilitação e recursos para a inclusão na aprendizagem. Com particular interesse, participou nos projectos NAVMETRO e PLACES.
Palestra: Desenvolvimento de recursos de acessibilidade para ensino-aprendizagem de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (CTEM)