Sobre o evento
O atual panorama do espaço europeu encara a integração social dos cidadãos com qualquer grau de deficiência, como um fator crucial para a democratização, a equidade e a igualdade da sociedade como um todo, tendo em conta a liberdade política, religiosa e social dos povos.
Esta realidade teve origem no movimento da escola inclusiva, o qual ganhou expressão com a Declaração de Salamanca (1994) com reflexo na legislação portuguesa, onde há o posicionamento da participação de quaisquer alunos nas classes regulares, em quaisquer níveis de ensino.
A educação inclusiva é um direito de todos e está relacionada não apenas com a introdução de alunos com deficiência ou défice de aprendizagem nas turmas regulares, mas a aspetos mais gerais como o respeito e a convivência com as diversas diferenças a que estamos sujeitos na sociedade atual.
O objetivo do Encontro é reunir profissionais de diversas áreas das Ciências Físicas e Naturais e Matemática, com o intuito de discutir abordagens e práticas educativas inclusivas, que proporcionem um ambiente de sala de aula favorável à aprendizagem dos alunos.
Esta será a terceira edição do EDFAEI e coincide com o evento Science Connect em Ciências Físicas e Naturais, um projeto ERASMUS+ que visa o desenvolvimento de competências digitais em alunos e professores do ensino secundário. Será, assim, a mais internacional de todas as edições.
O Encontro terá como línguas oficiais o Português e o Inglês. As apresentações podem ser presenciais ou à distância, em português ou inglês.