
Palestrantes

Ana Sofia Freire
Universidade de Lisboa
"Recursos digitais no ensino inclusivo das ciências: Desafios e oportunidades para a ação docente"
Tem uma licenciatura em Psicologia (FPCE-ULisboa, 1994), Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia (ISPA, 1998) e Doutoramento em Educação (ULisboa, 2006). Integrou em 2007 o grupo de Didática das Ciências do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULisboa), inicialmente como bolseira de um projeto Europeu sobre Educação em Ciências e, posteriormente, como investigadora FCT-2009 (até 2014). Nesse período, participou em projetos, nacionais e internacionais, relacionados com a avaliação do currículo de ciências e desenvolvimento de ambientes construtivistas na sala de aulas de ciência. Mais recentemente, os seus interesses de investigação centram-se na área da inclusão. Teve, em 2015, uma bolsa de Pós-doutoramento sobre participação social de crianças com NEE, desenvolvida no ISCTE-IUL. É professora auxiliar no IE-ULisboa desde 2016, onde para além da atividade docente, coordenou um projeto financiado pela FCT na área da inclusão e participação social (2016-2019). Atualmente integra um projeto europeu, focado na inclusão de alunos com deficiência na escola, explorando a perspetiva de professores e alunos. Tem publicados vários artigos em revistas internacionais focados nas questões da inclusão e participação social de alunos.

Marcelo Dumas Hahn
Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
"Adaptação da experiência do painel fotovoltaico para alunos cegos"
Marcelo Dumas Hahn é graduado em física e mestre em física pela Universidade Federal Fluminense, Brasil. Tem também um mestrado em Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Universidade do Porto, Portugal, onde é aluno do programa de doutoramento em Ensino e Divulgação da Ciência. É membro do grupo de investigação IFIMUP e dedica-se ao ensino da física e novas metodologias de ensino para melhorar a aprendizagem dos alunos.

César Augusto Nunes Casa Nova
Faculdade de Ciências, Universidade do Porto
"Os Desafios e dificuldades da Surdocegueira no contexto escolar."
Surdocego com 29 anos de idade, nasceu surdo profundo a 30 de março de 1992, na Póvoa de Varzim e reside atualmente em Vila do Conde. Em 1999, entrou no Centro António Cândido, que funcionava como escola inicial e internato de surdos. Aos 9 anos, foi-lhe detetada baixa visão. Em 2003, mudou-se para a Escola 1ºciclo Benguiados, Vila do Conde, integrando os alunos ouvintes. Em 2005, andava na Escola Básica 2,3 de Frei João e interrompeu o 7ºano devido à falta de professores de LGP, mudado então para a Escola de Paranhos que possui docentes de LGP, por ser uma escola de referência de Surdos. A escola Secundária Alexandre Herculano foi o marco mais importante, porque foi lá que o prepararam para se aceitar a ele próprio como Surdocego.

Daniela Correia & Maria Fernanda Viegas
Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas
"Orientações didáticas para o ensino da ciência."
Daniela Correia é Docente de Educação Especial no domínio da visão (Grupo 930), do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, e membro da coordenação do Núcleo Regional do Porto do Movimento da Escola Moderna.
Maria Fernanda Viegas é Docente de Física e Química (Grupo 510) do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas.
